Descrição sucinta da área…
Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema, Sudoeste do Estado de São Paulo. Criado em 1941 como reserva, ele passou a ser parque em 1986. Tem 34 mil hectares e preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do País, com ecossistemas ainda originais da região. Resultado: oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira sustentável.
Vale dizer que o bom estado de conservação da área de Mata Atlântica de interior do parque permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, onde são registradas mais de 250 espécies de aves, inclusive algumas ameaçadas de extinção. É o caso da anta, do queixada, do bugio, do puma e da onça-pintada.
E não é só isso. O Morro do Diabo tem ainda uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo: o mico-leão-preto, que encontra no parque refúgio para exibir a sua maior população livre. Estima-se que haja cerca de 1.200 indivíduos dessa espécie por lá.
Além da fauna rica, o Parque Estadual Morro do Diabo abriga a maior reserva de Peroba Rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Soma-se a isso, há as trilhas, garantia de saúde e diversão aos visitantes, em meio a uma vasta natureza. Ele está localizado a 687 quilômetros da Capital paulista e 120 quilômetros de Presidente Prudente.
Colaboradores Elirani Fernandes e Wellington T. Pereira
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação… Maiores informações: http://pemorrododiabo.blogspot.com.br/p/trilha-do-morro-do-diabo.html